QUEM SOMOS?

Somos pessoas comprometidas com a educação pública. Somos alunos, professores, diretores perplexos: um dia chegamos à escola e ela estava prestes a não existir mais! Somos cidadãos em luta para manter nosso espaço de trabalho, aprendizado e convivência.

Uma decisão administrativa com a justificativa de otimizar meios, cortar gastos e eliminar problemas pretende EXTINGUIR as escolas compartilhadas do Estado do Rio de Janeiro.

Escolas compartilhadas são aquelas que funcionam a noite, como escolas estaduais, em prédios onde nos outros turnos funcionam escolas administradas pelas prefeituras, a quem normalmente os prédios pertencem.

Sob a alegação de que esta convivência entre escolas municipais e estaduais num mesmo prédio, em muitos casos absolutamente deteriorado,  gera inúmeros problemas e conflitos, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro resolveu EXTINGUIR estas escolas estaduais e transferir alunos e professores para outras unidades escolares onde, segundo a SEEDUC, haveria melhores condições materiais e mais “conforto” para os USUÁRIOS. Agora, na metade do ano letivo!

Mas nós não somos USUÁRIOS, repetimos, somos pessoas COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA, somos alunos, professores, diretores de escola, CIDADÃOS. Reivindicamos melhores condições materiais de trabalho sim, mas estas condições vão muito além do alegado “conforto”.  Essas condições incluem RESPEITO. E não supõem, em hipótese alguma o autoritarismo com que essa decisão foi tomada e pretende ser executada.

Por esta razão estamos ocupando este espaço, como um espaço de luta, de discussão e, principalmente, do cumprimento de nossa tarefa de construir uma educação pública com qualidade mas sobretudo com DIGNIDADE.

Discussão

8 comentários sobre “QUEM SOMOS?

  1. “O governo deveria temer seu povo e não o contrário”

    V de Vingança

    Publicado por Luiz carlos | 08/06/2011, 01:10
  2. Para fechar as escolas (compartilhadas são mais de 150 na cidade do RJ),é preciso que o governo construa outras. Fechando as compartilhadas no meio ou no final do ano, ele estará diminuindo a oferta de vagas.Sem escolas o povo fica burro e POVO burro ,vota nele.

    Publicado por claudinha | 07/06/2011, 15:25
  3. Agora teremos maior adesão nas assembléias. Enquanto estes professores não sofreram na pele o descaso da SEEDUC, estavam na zona de conforto. Bem, já que não foi pelo amor, que venham pela dor.

    Publicado por Cristiane | 07/06/2011, 07:51
  4. Concordo com tudo que foi escrito até agora.E fico a me perguntar:_Será que “nossos governantes”sabem como se extingue uma escola?
    Ou o”nosso comércio”está falido e os “clientes” ficarão a ver navios ….
    Concordam?

    Publicado por Josefa C Guimarães | 06/06/2011, 23:56
  5. Os professores não realizam protestos como o dos bombeiros. Nossa arma é caneta (computador, giz, pilot) e a palavra nosso meio de vida e luta.

    Espero, entretanto, que a índole pacífica da categoria não incentive o governo estadual a deixar que o salário inicial do professor do Estado do RJ continue em 700 reais líquidos!

    Como se não bastasse a terrível realidade salarial, está em curso o fechamento de escolas noturnas na cidade do Rio de Janeiro.

    Este fato vai acarretar expressiva evasão dos alunos e, consequentemente, alocação dos professores em locais mais distantes de suas casas.

    Todos falam que a educação é a solução. É uma unanimidade em todas as correntes políticas. Mas o que fazem de fato?

    Será que continuar esmagando a categoria vai solucionar o problema?

    Ou, ao contrário, o IDEB do estado do RJ, em penúltimo lugar em todo o país, não seja fruto justamente desta política contra o magistério estadual?

    Publicado por JOÃO AMADO | 06/06/2011, 16:12
    • Pois é, João, quando há um problema, estes que ocupam os postos do governo preferem ELIMINAR a RESOLVER. Resolver significa sentar pra conversar ANTES de qualquer decisão. Mas via de regra, se “chamam pra conversar” é apenas para tentar nos convencer de que a decisão já tomada é a melhor para nós, que sofremos todos os problemas, aliás, criados por eles… Mas cuidado, quando eles não estão pra conversa, o papo é com o Bope, mesmo, como vimos neste fim de semana….

      Publicado por Escola em luta | 06/06/2011, 16:55
  6. O governador Sérgio Cabral é pródigo com as empresas privadas e avaro com alunos e professores!
    A economia que será feita com o fechamento das escolas compartilhadas é ínfima, principalmente por parte de um governo gastador, quando as verbas se destinam a empresas amigas…

    Publicado por JOÃO AMADO | 06/06/2011, 16:09
  7. Gostei muito do blog! Excelente ferramenta! Vale registrar que o despotismo do Sr. Sérgio Cabral não se restringe somente a Educação,haja vista o ataque ao movimento feito pelos bombeiros do RJ. Me parece que ele não conhece os direitos constitucionais…

    Publicado por Eli | 06/06/2011, 11:45

Deixe um comentário

maio 2024
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031