Post
ARTIGOS

Carta ao Sr. Wilson Risolia e aos deputados da Comissão de Educação da Alerj

Prezado Secretário de Estado de Educação Wilson Risolia e egrégios deputados da Comissão de Educação da Alerj,

Deputados, com a notícia do fechamento das escolas compartilhads, meus e-mails estão constantes, então peço perdão por lotar a caixa de entrada dos senhores.

Secretário, minha mensagem é basicamente para o senhor, pois os nobres deputados já devem estar cansados de ler o que escrevo e/ou reproduzo. Em suma, Secretário, o fechamento das escolas compartilhadas está enviando um sinal muito negativo para alunos e professores. Desanimador, quando se anunciava mais um novo recomeço da educação fluminense. Novos planos se sucedem, mas as “novas” práticas não se mostram alvissareiras.

Inicialmente, gostaria de falar um pouco sobre os nossos alunos. São jovens, adultos e idosos trabalhadores que se esforçam por acreditar na educação como um valor. Conheça um pouco da vida deles e saiba como o fechamento das escolas em que estudam vai causar impactar em suas vidas.

Por favor, dê uma olhada no blog que foi criado para lutar contra o fechamento das escolas compartilhadas. Leia o depoimento dos que temem ser assaltados na nova escola. Das senhoras que voltaram a estudar depois de 30 anos.

A Secretaria de Educação quer mesmo expulsar estes alunos para elevar o IDEB? Entre professsores e alunos, é voz corrente ser este o objetivo do governo. Não acredito, seria um método por demais vil. Seria uma covardia.

Não posso, portanto, me calar num momento como esse. Pelo afeto com que sempre me trataram, tenho uma dívida com nossos alunos. Sei que falar em afeto pode parecer piegas, mas educação, acredite ou não, também passa por aí.

É claro que apenas afeto não basta, conhecimento também é fundamental. Mas o corpo docente do Estado do RJ não é ruim como muitos próceres parecem acreditar. Particularmente, sempre fui aprovado em todos os concursos para o magistério e tenho mestrado em universidade pública na área que leciono. Apesar dos salários aviltantes,  muitos de nós somos bastante qualificados, acredite.

Voltando aos nossos alunos e explicando meu compromisso pessoal com eles, no ano passado, as turmas do 3º ano me escolheram como paraninfo e fizeram, além do discurso, uma belíssima placa em minha homenagem.  Foi inesquecível! São alunos de sensibilidade ímpar e muita vontade de aprender, apesar de todas as dificuldades.

Se os alunos vão ser prejudicados com o fechamento das escolas, os professores também estão muito preocupados. Também tenho compromisso com minha categoria e comigo mesmo, portanto não luto somente por altruísmo. Como exemplo, conto o que aconteceu comigo para o senhor ver como se arrepende o professor que aposta na educação estadual. Há mais ou menos dois meses, fui chamado para assumir como professor regente no município do Rio de Janeiro, (que pega bem melhor que o Estado), mas não assumi em respeito aos meus alunos, pois o colégio onde dou aula recebe alunos trabalhadores que são verdadeiros exemplos de vida para todos nós. Muitos colegas falaram que eu ia me arrepender em acreditar no Estado, que era uma besteira o que eu estava fazendo. Entretanto, nem em sonho imaginei que seria tão rápido assim: há pouco mais de uma semana foi anunciado o fechamento da minha escola!

A notícia do fechamento da nossa escola caiu como uma bomba. Apesar da nossa diretora nos acalmar afirmando que tudo vai dar certo, que alunos e professores não serão prejudicados, que vamos todos juntos para uma mesma unidade escolar etc., o desânimo foi geral. Muita gente diz que vai abandonar os estudos… Assistimos a educação pública no RJ ser mais uma vez destruída.

Não sou extremista, nem ligado a partido político ou sindicato. Não sou, por exemplo, terminantemente contra as avaliações do Saerj e outras medidas que alguns colegas não apóiam. Entretanto, se o pior acontecer e as escolas compartilhadas forem fechadas, com as terríveis consequências que se apresentam, não tenho como apoiar a gestão do senhor. Muitos pensam assim.

Sei que o senhor é muito ocupado e não quero fazê-lo perder tempo. Mas acompanhe com carinho a nossa luta e seja nosso aliado, nosso líder, na construção de uma educação melhor no RJ, e não um adversário da educação do RJ, por favor!

Atenciosamente,

João Amado

Discussão

Um comentário sobre “Carta ao Sr. Wilson Risolia e aos deputados da Comissão de Educação da Alerj

  1. Perfeito João. Suas opiniões só aumentam a nossa vontade de lutar contra a falência da educação pública. Se essa situação de constante fechamento de turmas e escolas não for interrompida, em em breve o ensino presencial se tornará “coisa do passado”. Temos um número significativo de escolas em risco imediato de extinção. 22 vezes o número de servidores e alunos que terão suas vidas transtornadas é um número bem maior que os 439 heróis bombeiros aviltantemente difamados por esse governo anti popular. Vamos unir nossas vozes de protesto e gritar bem alto: Não aceitamos ser tratados como COISAS, como produtos em fim de feira a serem mudados de barraca porque não demos lucro pro feirante.
    Pela verdadeira educação pública, de qualidade e para TODOS (inclusive aqueles que não podem estudar no turno da manhã e da tarde).

    Publicado por Alexander Noronha | 13/06/2011, 09:01

Deixe um comentário

junho 2011
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930